Página Principal Música Profissões Outros Viagens Fotos Diário E-mail

Diário do Nuno

Arquivo:  
2007-11-20
22:36
Beautiful Stockholm

Há uma semana atrás fui passar o fim-de-semana em Estocolmo e esta é a única foto que não tenho vergonha de mostrar. Das restantes nada se aproveita. Mas eu aproveitei.

Estocolmo é uma cidade linda, com muita qualidade de vida (mede-se em que unidade isto?) e que, ao contrário de Lisboa, está virada para a água. Tanto a presença da água como os vários parques naturais que coexistem com o centro da cidade - onde se pode facilmente ir passear ou fazer desporto - contribuem para criar um ambiente muito especial, calmo e apetecível. Não fosse o frio...

O ponto alto do meu fim-de-semana foi sem dúvida a visita ao Museu Vasa. Dentro desse museu está um barco chamado Vasa e que é do tamanho do museu. É um navio de guerra do século XVII, é único no mundo e tem uma história muito cómica: quando foi construído era o maior barco de guerra da altura e foi um projecto megalómano em homenagem ao orgulhoso Gustavo Adolfo, rei da Suécia. Mas afundou-se poucos minutos depois de zarpar pela primeira vez. Um real vexame que teve a virtude de permitir criar este museu imperdível.

Sobre os suecos pouco aprendi que não soubesse já. Que são uns gajos complicados mas que ainda assim não páram nos sinais vermelhos dos peões quando atravessam a rua a pé, algo que é de louvar e que parece não estar ao alcance dos seus vizinhos noruegueses e finlandeses. E mais não sei porque não tive tempo e porque fiz CouchSurfing em casa do Jakob, que é de origem argentina e por isso, embora viva na Suécia há muitos anos e fale sueco na perfeição, não é very typical.