Página Principal Música Profissões Outros Viagens Fotos Diário E-mail

Diário do Nuno

Arquivo:  
2008-01-14
17:50
Hoje aterrei em Delhi, no norte da India. Claro que se romantiza sempre a chegada 'a India como um choque. Pois hoje nao houve choque nenhum, o que so' por si e' quase um choque. Eis porque: Em primeiro lugar, depois de uma directa, uma escala de 12 horas em Londres (com direito a Tate Modern) e uma viagem de 8 horas, quando aterrei estava mais cansado que as sapatilhas do Carlos Lopes e mais macerado que as axilas da Rosa Mota; Depois, para todos os efeitos em 2004 viajei por aqui durante 5 meses e por isso o facto de o taxista ter estado 20 vezes na eminencia de colisao nao me afectou; Finalmente, e para minha grande surpresa, faz frio em Delhi. Todas as viagens 'a India comecam no momento em que somos engolidos pela opressiva nuvem de humidade quente, tao caracteristica da India, que encharca a roupa e torna a respiracao dificil. Mas desta vez nada disso. Em pleno meio-dia tive de usar uma camisola.

Mas se isto te soa a desanimo e' porque tinhas a espectativa de eu ter a espectativa de um choque. Nada disso. Tive pelo contrario a inesperada surpresa de sentir o prazer de chegar a um sitio familiar e rever tudo o que me rodeia com uma alegre melancolia. Sinto tranquilidade. Inesperei isto.

Durante 2 ou 3 dias vou passear por Delhi que ainda nao conheco. Depois logo se ve. A minha ideia era voar directamente para o Nepal. Mas antes talvez va' a Agra visitar o Taj Mahal, talvez apanhe um comboio para norte e va' a Rishikesh passar uma ou duas semanas num ashram a fazer yoga ou meditacao, ou talvez visite Amritsar que e' a capital dos Sikhs onde fica o famoso templo dourado. Ou Varanasi? Logo se ve. Nas proximas 6 semanas sou livre.