Página Principal Música Profissões Outros Viagens Fotos Diário E-mail

Diário do Nuno

Arquivo:  
2008-01-20
08:54
Rishikesh e' considerado o centro do yoga na India. E' aqui que o Ganges - o famoso rio sagrado hindu - deixa os Himalaias e entra na planicie indiana. E aqui, ao contrario de em Varanasi, as suas aguas ainda nao estao sujas e e' (mais) seguro tomar banho. Em Rishikesh ficam uma serie de ashrams (escolas) entre as quais as dos famosos gurus Maharishi e Sivananda. Rishikesh ficou famoso quando os Beatles aqui vieram nos anos 60 para estarem com o guru Maharishi.

Quando aqui cheguei anteontem a minha primeira impressao foi negativa. Achei o sitio demasiado turistico. Tentei ficar no ashram do Sivananda que e' mais calmo e retirado mas para o conseguir teria de ter enviado uma carta com pelo menos um mes de antecedencia. Entao procurei outro sitios onde pudesse fazer um retiro de yoga mas todos me pareceram pouco serios. Entao, antes de me comecar a sentir desiludido, decidi abandonar ilusao. Uma vez abandonada a ilusao, deixou de ser possivel desiludir-me. Metanoia. Olhando para Rishikesh com novos olhos, ao fim do primeiro dia ja' tinha percebido que ia querer ficar aqui por uns tempos. Sendo realmente turistico, ainda assim tem uma onda especial, bastante semelhante 'a que encontrei em Dharamsala, onde mora o Dalai Lama, umas centenas de kilometros a norte de Rishikesh.

Ha' mais professores de yoga em Rishikesh do que roupa estendida em Alfama. Conversando com os varios turistas com que me vou cruzando aprendo a distinguir o trygo do joyo. E' como um daqueles jogos de estrategia no computador em que temos de perguntar coisas aos outros personagens para ir ganhando pontos e resolver puzzles para abrir portas e ir passando para novos niveis.

Quantos quer? Olhe, queria 3 de Ashtanga, 2 de Iyengar e meia duzia de Hata yoga se faz favor. E ja' agora de-me um desses saquinhos de Mantras e uma garrafinha de Pranayama.

Mas quem sou eu, turista, para exigir mais do que o yoga empacotado para turistas?