Página Principal Música Profissões Outros Viagens Fotos Diário E-mail

Diário do Nuno

Arquivo:  
2008-03-18
21:43
Blog, voltei.

Não sei porque é que fui embora. Quer dizer, sei. Quando cheguei ao Nepal aquilo foi uma correria de um lado para o outro e não tive tempo para me sentar naqueles cyber-cafes manhosos onde os teclados sofrem todos de artrite. Entretanto já muito aconteceu e já estou em Portugal há mais de 3 semanas.

Rever a minha aldeia foi bom. Foi bom tanto pelo que foi bom como pelo que foi mau. Nunca concordei muito com quem diz "nunca voltes onde foste feliz". Claro que desta vez só fui visitar por uns dias, não fiquei lá a morar, e como tal não caí na tentação de comparar alhos e bugalhos. Embora quase tudo esteja na mesma, algumas coisas mudaram. As mudanças que achei mais interessantes foram as relacionadas com a tradição hindu. Aparentemente, na minha casa, uma série de regras rigorosas de higiene religiosa deixaram de ser observadas. Por exemplo, já se podia entrar calçado na cozinha, algo impensável há 4 anos atrás. Penso que isto se deve não ao avanço da hegemonia cultural ocidental mas sim ao facto de a minha mãe nepalesa estar um bocado doente e por isso é agora o meu pai nepalês - um homem mais prafrentex - quem assume o comando das operações familiares. Outra curiosa inovação: o meu pai, sempre à frente (não estou a ironizar) construiu em cimento uma pequena casa para tomar banho. A nossa casa já era a única da aldeia com divisões interiores e por isso com um quarto de hóspedes. Agora é ainda mais única por sermos os únicos a poder tomar banho com privacidade e portanto sem ter de ter um pano à volta do corpo. De resto estava tudo (ainda bem) na mesma: as pessoas a cultivar os campos e os campos a serem cultivados pelas pessoas. O ambiente da aldeia estava também mais calmo porque há menos crianças que há 4 anos atrás por uma boa parte delas ter crescido e ter ido estudar para Kathmandu, inclusive o meu irmão Manish.

Foi bom rever o Manish, o meu irmão nepalês. Está um homenzinho com 17 anos. Estuda na melhor universidade de Kathmandu, a Golden Gate International College. Fui lá visitá-lo e passeámos muito juntos. Um dos dias eu pedi à universidade para o deixarem sair por uma noite e ficou comigo no meu hotel. Fomos sair a um bar. Foi a primeira vez que ele foi a um bar, ao Sam's Bar, que é um dos meus bares preferidos de Kathmandu. Adorou, claro.