Página Principal Música Profissões Outros Viagens Fotos Diário E-mail

Diário do Nuno

Arquivo:  
2009-03-08
12:53
Olá blog. Já há um ano que não nos vemos. Estás bom?

Eu estou. Moro em Oslo.

Estou cá a trabalhar faz agora dois meses e estou a gostar. Oslo é uma cidade que podia ser pior mas que também podia ser melhor. Os noruegueses... bem, não vou começar já a generalizar de forma precipitada sobre todo um povo porque corro o risco de ser injusto. Vou antes esperar pelo próximo parágrafo.

Cá estamos. Os noruegueses são simpáticos mas são estranhos. São estranhos em primeiro lugar porque dentro de cada norueguês habita um par de noruegueses que nunca se encontraram e por isso não se conhecem mas se se conhecessem não se dariam nada bem. Um deles, calmo e reservado, está presente maioritariamente durante o dia. É extremamente organizado, pontual e arruma à esquadria tudo aquilo de que se aproxima. O outro aparece mais frequentemente nas noites de fim-de-semana. É caracterizado por um hálito constante a álcool, falta de equilíbrio, pouca coordenação motora e uma propensão natural para a violência. Embora habitem ambos o mesmo corpo, ouviram falar um do outro apenas por terceiros.

Os noruegueses são ursos bipolares.

Bem, em verdade até agora não tenho razões de queixa dos que já conheci. Não são nada ursos, mas não resisti a fazer esta piada.

Eu não sou hobofóbico, mas estes gajos abusam. São uns bêbedos. É, aliás, uma característica comum a toda a Escandinávia. Ao fim-de-semana à noite os bares fecham às 3h da manhã. De repente, a essa hora, as ruas enchem-se de bêbedos. Não como em Portugal em que talvez haja 1 bêbedo em cada 10 pessoas. Aqui toda a gente, praticamente sem excepção, está a cair para o lado. Uns encostados às paredes a vomitar, outros a cambalear em ziguezague pelos passeios; eles aos berros tipo trolls e elas tipo artistas de circo a tentarem equilibrar-se em cima das suas andas de 10cm acabando muitas vezes estateladas ao comprido na neve. Enquanto um português bebe por se divertir, um norueguês divertem-se por beber. É uma visão deprimente, quase apocalíptica, que lembra aqueles filmes de zombies com dezenas de mortos-vivos a babar e a arrastarem-se sem rumo em direcção ao juízo final.

O engraçado é que as lojas não podem vender álcool depois das 20h. E ao fim-de-semana é depois das 18h. Eu disse engraçado? Não é engraçado, é estúpido, absurdo e irritante. Que os noruegueses são uns bêbedos não é novidade nenhuma. O que eu não sabia é que são também uns grandes hipócritas em relação a isso. Um povo obsessivo com a mortificação etílica do corpo que no entanto se compraz com estas leis impostoras que não só não resolvem o problema como me impediram de ontem ter um par de cervejas para oferecer aos amigos que convidei para jantar. Faz lembrar Genève que evita noticiar os vários crimes e assassinatos que lá se dão para continuar com fama de ser uma das cidades mais seguras do mundo.

Lá fora neva. Como este inverno, diz-se por aqui, já não se via há uns anos. Nevou que se fartou, que é o que se quer. Está tudo muito contente com o São Pedro. Duas semanas atrás fazia frio a sério: -15ºC. Agora estão 0ºC, o que, parecendo frio para os padrões portugueses, não mata ninguém e até tem o seu encanto.

O frio no norte da Europa é menos frio que o frio de Portugal. Aos meus amigos que se julgam incapazes de sobreviver a um inverno aqui no norte tento explicar que sinto mais frio com os 11ºC do inverno português do que aqui mas nenhum me acredita. Se é da humidade, se é do vento ou se é da minha falta de jeito a agasalhar-me em Portugal, não sei. Além disso, contando já com mais de 2 anos de vida na Letónia, Suíça e Noruega, nunca caí doente. Já em Portugal...

Oslo é uma das únicas duas cidades do mundo em que se pode ir fazer esqui de metro. A outra é Vancouver e agora não é para aqui chamada. É verdade: apanho o metro a 300 metros daqui, saio em Voksenkollen e estou numa estância de esqui. É muito curioso ver dezenas e dezenas de pessoas de esquis em riste à espera do metro que as levará ao deslizante prazer das montanhas. A estância (http://www.tryvann.no/) não é nada de extraordinário, mas a cavalo-de-ferro dado não se olha o dente. Um pouco mais longe, a 2h de Oslo, fica outra estância mais decente que pretendo visitar num dos próximos fins-de-semana.

Também estou a planear ir ver uma Aurora Borealis. Tenho este sonho há anos e agora estou aqui mesmo ao lado. O complicado é ter de se voar até ao norte da Noruega para as ver e só serem visíveis quando está frio e o céu limpo. O frio não é difícil de conseguir, mais o céu limpo é. Ainda assim, Março é um dos melhores meses para as ver. Blog, deseja-me boa sorte!